Online PNG Reader

Dividendos deixam você mais pobre (ou menos rico) em empresas boas!

TL;DR: em empresas com P>VPA e portanto ROE>earnings yield, como é o caso da maioria das empresas boas, você terá mais patrimônio com ela retendo lucros e reinvestindo e menos patrimônio recebendo dividendos e comprando mais ações dela.
Se alguém de vocês já leu as letters do Buffet, leu o seguinte na carta de 1992: "the best business to own is one that over an extended period can employ large amounts of incremental capital at very high rates of return."
Essa frase inspirou a simulação do tópico.
Vamos partir de três empresas boas com ROE de 15% cada uma, sem dívidas, cada uma atuando dentro de uma franchise*, ou seja, com vantagem competitiva durável e possibilidade de reinvestir dentro de core business ou negócios adjacentes na mesma taxa de retorno (ou seja, patrimônio adicional aufere mesmo ROE). Em resumo: empresas BOAS, cujo destino vai ser alterado só pelo payout. Todas com histórico até hoje parecido, mais de 5 anos de lucros consistentes, setores comparáveis, small caps com amplo espaço para crescer e negociadas nos seguintes parâmetros: LPA 0,375, P/L 14, VPA 2,5, Preço por ação 5,25 (parâmetros aleatórios consistentes com qualquer empresa da bolsa). Então cada uma coloca um compromisso diferente no estatuto:
Você pode até imaginar que são empresas idênticas, a mesma empresa com mesmo nome e produtos, apenas em 3 universos paralelos, em cada universo tiveram uma política diferente de dividendos. Tudo nelas é idêntico, o sucesso delas vai ser o mesmo (cada real retido na empresa vai retornar o mesmo ROE em termos de incremento de lucro).
Você tem R$5.250 para comprar mil ações de alguma delas e segurar por 30 anos, qual compra? Qual delas vai ter maior retorno após 30 anos - considerando reinvestimento de dividendos para as que pagarem? Será que é tudo igual se reinvestir os dividendos? Quem é caçador de investimentos voa direto na de 6,8% de yield igual mosca buscando esterco, mas termina como?
Segue o resultado final.
Segue a evolução ao longo do tempo.
A conclusão é óbvia: o pagamento de dividendos fez os acionistas de B e C mais pobres em relação à A. Quem caçar dividendos vai se agarrar na empresa C e perder dinheiro.
São exatamente as mesmas empresas. Mesmos parâmetros iniciais e mesmo sucesso no reinvestimento do lucro, a única diferença é a taxa de retenção e reinvestimento do lucro no próprio negócio. A empresa A, que reteve e reinvestiu todo o lucro entregou 66x o capital, típica empresa de crescimento. Já a empresa B que pagou quase tudo em dividendos entregou 9x mesmo usando a totalidade dos dividendos para comprar mais ações.
Por que isso aconteceu com as empresas? O acionista da Empresa C terminou com mais de 7 mil ações dela, mas de uma empresa com LPA de apenas 0,47 pois não havia capital para investir na expansão dos negócios. Já o acionista da Empresa A terminou com as mesmas 1000 ações, mas com LPA de 24,83 pois reinvestiu no negócio.
O reinvestimento dos dividendos entrega menos valor que a simples retenção primária na empresa pois é raro uma empresa boa ser listada com P/VPA de 1 ou menos, e qualquer múltiplo maior que 1 significa que receber dividendos e comprar mais ações será desvantajoso frente à empresa reter e reinvestir diretamente. Claro que alguém pode garimpar algum exemplo de empresa boa que em algum momento não esteve negociada assim, tanto faz, em 99% do tempo vão ter essa característica e a mensagem se mantém. E eu ainda fui bem conservador nos múltiplos, na prática quanto melhor for a empresa mais os dividendos vão te deixar pobre pois os múltiplos na prática são mais esticados que os do exercício, o que aumentaria a diferença. Ou seja: quanto melhor a empresa, mais a retenção do lucro vai ser vantajosa e o dividendo vai ser desvantajoso.
Vou repetir para quem não leu direito: quanto melhor for a empresa mais os dividendos vão te deixar pobre.
E se depois de 30 anos todas começam a pagar 90% de payout (A e B atingem maturidade)? Segue o resultado de renda passiva anual que cada uma daria com payout de 90%:
Dividendos significam menos dividendos futuros.
Ou seja, quem ficou caçando dividendos terminou com menos renda de dividendos. Isso já é fenômeno conhecido em análise de empresas de crescimento. Essa é a cereja do bolo: se o seu objetivo é maximizar dividendos, não fique caçando dividendos. Empresas boas de crescimento terminam pagando mais dividendos em sua maturidade.
Segue a memória de cálculo para fins de referência: https://i.imgur.com/l8KbzkZ.png
A empresa C poderia alavancar com dívida para crescer mesmo com payout alto? Poderia. Mas para manter a comparação justa, fazendo a mesma alavancagem nas outras duas empresas vai fazer a C perder da mesma forma pois o total de reinvestimento próprio + terceiros ainda seria menor na empresa C. O exercício é sem dívida e sem inflação para simplificar o exemplo, mas pode colocar dívida e inflação no meio que haverá o mesmo resultado. Pode fazer a cotação ser uma senóide em volta de preço junto que vai ser o mesmo resultado. Pode considerar teste de sensitividade para diversos cenários de juros afetando valuation que vai ser o mesmo resultado. A empresa que retém todo o lucro e reinveste com alto retorno vai entregar mais retorno ao acionista que outra que, ceteris paribus, paga muitos dividendos.
Isso não é invenção minha, já é conhecimento difundido. Eu apenas fiz um exemplo ilustrado e um título chamativo mas verdadeiro. Sempre dizemos que dividendos tanto faz, na verdade é até pior: em empresas boas dividendos te deixam mais pobre que não-dividendos se a empresa podia reter e reinvestir.
Sempre que uma empresa paga dividendos, seja por razão real de negócios como não ter projetos de investimento atrativos, ou por uma razão externa aos negócios como acordo de acionistas ou controlador quebrado exigindo dividendos (lembram da OI? Eletrobrás?), ela estará gerando menos valor ao acionista que o best business to own que retém TUDO e reinveste. E ainda falando em Buffet: a Berkshire Hathaway foi uma máquina de fazer milionários justamente por ser uma máquina de reter capital e reinvestir bem. Se pagasse dividendos não teria nem perto o crescimento histórico que obteve.
Isso não é difícil de verificar no mundo real como acontece. Quantos de vocês já trabalharam em setor financeiro ou consultoria em alguma empresa real? Quem já teve qualquer contato com as aprovações de investimentos para o ano seguinte sabe que é comum ver TIRs acima de 20%, sejam em projetos pequenos como o retrofit de uma máquina, sejam em projetos grandes como nova fábrica, nova linha de produtos, comprar um concorrente, etc. A questão é: as opções de investimento atrativo em uma empresa costumam ser maiores e com melhor retorno que as opções que um pequeno investidor vai ter diante de si no mercado de capitais, e a empresa só deve pagar dividendos caso tenha excesso de caixa e não tenha nenhum projeto atrativo na relação risco-retorno para o presente ou no horizonte próximo.
"Aaaaaaaaah mas não pode usar mesmo P/L em todas", tudo bem, tanto faz, não muda nada. Se botar P/L 40 para A, 15 para B e 10 para C os ganhos finais resultam em A 66x, B 23x, C 19x. A mensagem se mantém. Mesmo com dividend yield de 9,5% nesse caso a empresa que paga mais dividendos ainda retorna menos de 1/3 que a empresa A.
E quem precisar de fluxo de caixa? Fazer vendas mensais da empresa A desde o primeiro período, no mesmo valor líquido (após IR) dos dividendos da empresa C (ou seja, entregando mesmo fluxo de caixa líquido para o investidor usufruir) mesmo assim termina com mais patrimônio no longo prazo. Só fica atrás nos anos iniciais.
Mas então por que existe a tara por dividendos? Simples: por motivos históricos e viés psicológico.
  1. Motivos históricos mundiais: no passado os balanços das empresas não eram exatamente confiáveis, as auditorias não eram exatamente precisas e o dividendo era a única materialização confiável do direito econômico do acionista. Junto com o lucro contábil dos últimos 10, 15 ou 20 anos era sempre observado também o dividendo por ação, que para uma empresa ser considerada boa devia ser pago todos os anos, em quantidades crescentes. Já fazem algumas décadas (mais nos EUA, menos no BR) que não é necessário se agarrar a dividendos, os balanços são suficientemente confiáveis para serem usados como parâmetro. Essa tara já caiu nos EUA principalmente pela taxação de dividendos, pagar dividendo destrói valor quando comparado com recompra (e para lá nos vamos, aparentemente, no Brasil em breve).
  2. Motivos históricos no Brasil: nos '70 e '80, com inflação galopante, a análise de balanços era sempre muito mais difícil e prejudicada, e nosso mercado de capitais era um ovo, com enormes distorções. O que havia de concreto era calcular dividend yield em dólar. Por que deu certo? Justamente por época de grande incerteza e mercado de pouca liquidez haviam enormes distorções, era comum pegar empresas com 20%+ de yield em dólar, distorções que não existem mais. Eu já ouvi dinossauros da bolsa me falando em yields de 20% e achava que era história de pescador, só acreditei depois de ler o livro do Décio Bazin que mostra justamente isso (livro recomendado a todos, peça de história do mercado de capitais nacional).
  3. Viés psicológico: o dividendo é fácil de visualizar, ele está na sua conta, aumenta seu saldo. Você acha que ganhou alguma coisa. É o clássico "o que se vê". O lucro retido e reinvestido não tem uma fácil visualização como essa e nem aumenta o saldo da sua conta aqui e agora, é "o que não se vê", mas aumenta seu patrimônio futuro na medida em que os projetos nos quais a empresa investiu vão dando resultado.
Finalizo comentando que, como o próprio Buffet comenta na letter de 1992, empresas capazes de empregar quantidades crescentes de capital com alta taxa de retorno são raras. O mais comum são as empresas de alto retorno acabarem precisando de pouco capital (ou se não pouco, menos do que geram sozinhas). Porém as poucas que conseguem isso são as que entregam 50, 100, até 1000x no longo prazo. A melhor forma de ter elas na carteira é tendo uma carteira diversificada, não tentar adivinhar nada.
AVISO AOS BURROS: não é pra se deslumbrar com isso e considerar que payout correto é 0,00%. Se a manada 1 corre atrás de dividendos, não seja a manada 2 que quer ir contra mas termina perdendo mais ainda. Dividendos não são ruins nem bons per se. A empresa reter e investir com sucesso gera mais valor - mas isso pode não ser possível para aquela empresa naquele momento. A decisão correta depende da gestão. Se não há projetos - de todos os níveis, sejam operacionais, táticos ou estratégicos - com taxa de retorno atrativa frente aos riscos a empresa vai devolver o lucro aos acionistas na forma de dividendos e isso é o correto a fazer. Além disso algumas empresas trabalham crescimento com dívida e pagam boa parte do lucro em dividendos (ex: Taesa, Fleury, etc), também não quer dizer ser necessariamente ruim nem bom, se a empresa não tiver projetos nos quais aplicar o capital adicional que a retenção traria (além do que já investiu com alavancagem) então está correto pagar, caso contrário está destruindo valor. O resumo é: invista em empresas boas em cuja gestão você confie, dessa forma não importa se pagar ou não dividendos, você ao se tornar sONcio aceita que estão tomando a melhor decisão naquele momento.
* há teorias que indicam que crescimento fora de franchise, fora de vantagem competitiva durável, é meramente empilhar capital portanto sem valor econômico real, por isso do exemplo usar essa condição.
submitted by celtiberian666 to investimentos [link] [comments]

Uma análise do elenco do Inter; Soluções pro momento e o futuro

É quarta-feira, meus colorados. Como tem sido de costume nos últimos 10 anos, a gente anda se fudendo muito com o nosso time. Recentemente, é plausível de argumentar que a gente se fudeu ainda mais do que costumeiramente, mas o pevide do torcedor colorado já tá tão arregaçado de levar pilão que já nem doi mais, e essa discussão é então banalizada. Parece que a direção implodiu, e nosso time - e até o treinador, que tanto nós havíamos depositado/depositamos esperança - dá impressão de ter largado de mão. É nesse cenário triste e desolador que nós, torcedores palpiteiros brasileiros de plantão, devemos surgir para comentarmos teses estúpidas e prepotentes sobre o que fazer pra mudar o cenário atual, sem se esquecer do futuro – e é com esse propósito que hoje vos escrevo.
Tenho seguidamente criticado o Dudu nessas últimas semanas. Xinguei ela pelas decisões - aparentemente – claramente equivocadas, pelas trocas bisonhas e o comportamento derrotista que me incomoda muito de ver num cara na posição mais importante pro futebol num time do tamanho do Inter. Mandei ele se fuder, mandei ele tomar no rego, e talvez tenha dito uma coisa ou outra sobre a mãe dele. Hoje de noite, entretanto, decidi me pôr nos sapatos do nosso Tonhão da Lua da castelhano, pra sonhar sobre o que poderia ser feito de diferente visando o momento horrível e projetando o futuro do Inter com ele no comando.
É pra isso que aqui tá uma tabela, construída com o propósito de ser o máximo objetiva sobre o elenco atual, tratando das peças que Dudu tem pra montar nosso time. Tirei os dados da idade dos jogadores do site oficial do Inter, da duração dos contratos do TransferMarkt e da situação no time, do aproveitamento e potencial no mercado dos jogadores do meu – limitado – conhecimento sobre futebol.
Foram estimadas faixas para os salários dos jogadores por não ter sido possível encontrar informações e números concretos em lugar nenhum sobre isso, além de uma entrevista ou outra do Rodrigo Caetano falando que o Inter gasta aproximadamente 7 milhões de reais mensais pra cobrir todas as despesas contratuais dos jogadores, incluindo luvas. Leve em consideração, também, que as faixas de salário devem ser ajustadas à realidade de um clube brasileiro do porte do Inter; portanto, um jogador com o salário na faixa “alta” deverá receber algo em torno de 400 a 450 mil R$/mês em diante.
Nas colunas de insuficiência e aproveitamento, tentei ser o mais imparcial possível e analisar somente os dois fatores relacionados às habilidades fundamentais que um dado jogador precisa pra exercer seu serviço no campo, o técnico e o físico, além de ter separado os jovens em categorias que levam em consideração o estágio de desenvolvimento de seu jogo. Isso me obrigou a colocar até meu maior ídolo de todos no futebol como insuficiente pro atual momento do colorado, por exemplo - e doeu muito.
Sobre a coluna "detalhes": ela diz respeito aos detalhes do contrato do jogador. "/1" significa que o contrato do jogador tá expirando na metade do ano, e não no final, e o " - E" significa que o jogador está emprestado e não pertence ao Inter.
Deu pra tirar uma série de conclusões daqui. Me proponho a escrever e discutir com a participação de todos nos comentários quais são essas conclusões, e vou usar esse resto de espaço que tenho aqui pra então falar sobre coisas que me chamaram atenção enquanto tava montando a tabela:
  • Essa direção do Inter, mesmo contratando muito pangaré, foi ao menos sensível em ter uma folha responsável no tocante à duração dos contratos. Só quatro jogadores (Nonato, Praxedes, Yuri Alberto e Peglow) têm contratos firmados com duração superior à 3 anos; são, também, todos jogadores com potencial pra pintar melhor ali pra frente;
  • O Inter é dono de somente metade (3 de 6) dos laterais aproveitados até agora que ainda estão no elenco (Heitor, Leo Borges e Uendel);
  • Têm bem claro um dedo humano na montagem do elenco. É um dedo necrosado, é verdade, mas não parece que foram jogadores escolhidos a bangu pela direção. A maior parte dos jogadores cumpre um papel dentro do plantel, apesar de serem ruins que nem dor de parto;
  • Diferente das laterais, do gol e do ataque, é impossível determinar uma ideia de hierarquia de substituição com tanta naba por metro quadrado no meio-campo do Inter. Além dos titulares Boschilia, Edenilson e Patrick e Dourado, que seria titular não fosse a merda da situação que a gente tá passando e Johnny que já mostrou muita bola, não fica claro sequer uma opção imediata pra mudar um jogo vindo do banco. Esse cara era pra ser – e estava sendo – o Marcos Guilherme, mas ele afundou depois da pandemia;
  • TODAS as peças com salário na faixa presumida alta ou estão em má fase ou não jogam por motivos esotéricos; Cuesta anda(va?) mal, Saravia se machucou ontem, D’ale já não é mais o mesmo, Edenilson tá nas Arábias e Dourado e Gurrero tragicamente perderam uma perna. Isso é resultado duma urucubaca dos Orixás muito bem trabalhada, e querendo ou não explica muito da fase terrível que passamos;
  • Por bem ou por mal, o Chacho deu chance pra praticamente todos os jogadores do elenco principal;
  • O Inter têm um excesso gigantesco de primeiros volantes no elenco. Isso se dá também pelo surgimento repentino de jovens como o Johnny, mas a direção poderia ter planejado essa ascensão de um menino ou outro também na montagem do elenco;
  • NOVE dos 12 jogadores julgados insuficientes estão na faixa de salário presumido médio pra cima. Isso machuca muito a folha, porque tira espaço de manobra pra contratar onde realmente precisa ~cof meiocampista de frente cof cof~. Sem olhar a tabela, garanto que você consegue acertar o nome de todos, torcedor colorado;
Essas são as coisas que mais me saltaram aos olhos da tabela. Quanto à soluções pro atual momento e com o futuro em mente, acho que dá pra pensar numa combinação dessas:
  • Começando com o óbvio: pensar na reoxigenização da posição de goleiro. Ambos Lomba e Danilo ainda têm algum valor de mercado e ocupam faixas de salário média/altas; dá pra ficar com um deles, e tentar negociar o outro. O Inter tem muito talento de goleiro, e eles precisam receber chances;
  • Não mexer no panorama da zaga. Essa situação tá bem confortável pra nós pros próximos 2 anos. Cuesta e Moledo ainda vão estar no auge pra zagueiro mais uns 2/3 anos, e nesse tempo dá pra ir desenvolvendo o Zé, que mesmo tando numa fase amaldiçoada, já mostrou ter muito potencial junto com outros da base;
  • Dar uma repaginada no meio-campo, substituindo algumas peças mais defensivas - das quais a gente tem inúmeras - no mercado por jogadores em outros clubes de posições avançadas. Lindoso e Pottker cairiam muito num negócio desses; Nonato é outra peça que poderia ser envolvida numa troca, apesar de ainda ter potencial; dá, também, pra realizar um movimento mais agressivo e que iria doer no coração de muita gente, inclusive no meu, mandando o Dourado passear nas Europas enquanto ele ainda tem valor de mercado, pra ter bala pra contratar um cara de calibre alto;
  • Interromper a contratação (especialmente por empréstimo) dos meia-bocas E NÃO RENOVAR COM OS QUE AINDA ESTÃO NO CLUBE, estilo Rodinei e Moisés, que trancam o surgimento de jogadores razoáveis/bons com potencial de venda que recebem menos, ao estilo do que nós já fizemos essa década com Arthur, Geferson e Iago;
  • Começar a montar um time com opções mais jovens pra surgir com força na temporada 22, e NÃO RENOVAR O CONTRATO DE JOGADORES ESTILO LINDOSO ATÉ LÁ. Esse é o ano onde a maior parte dos contratos de bilonga que o Inter tem expiram, e vai ser a melhor oportunidade que vamos ter pra começar o próximo (e tomara que mais vitorioso) ciclo. Precisamos preparar a gurizada com talento que nem Praxedes, Zé, Peglow e Nonato pra essa virada, e Keiller, com 25, e cultivar uns caras que estarão entrando no auge das suas carreiras pra mesclar. Dois bons pivôs disso seriam Dourado e Boschilia, além do goleiro Daniel, que já vai ter 28 anos. São jogadores que entendem o que o clube representa, e que já vão estar com uma idade entre 26 e 28 anos;
(Vou ir editando essa thread conforme for colocando os pensamentos em palavras. Tenho mais coisa pra dizer, mas tô cansado de de escrever porque já tô horas nessa e quero fomentar a discussão o quanto antes. VAMO INTÊ)
submitted by micossa to internacional [link] [comments]

Alocação baseada em ETF's e com diversificação internacional

Olás!
Depois de muito tempo lendo, estudando e procrastinando fazendo gráficos e tabelas, finalmente cheguei perto do que se pode chamar de um plano de alocação minimamente consistente (acho).
Tenho 32 anos e só recentemente consegui fechar uma reserva de emergência que me pareça razoável e chegou a hora de começar a investir.
Eis é o plano atual: https://i.imgur.com/AAzX4k9.png
Alguns comentários:
Mercado ETF's Mundo PL
EUA 49% 12%
DES 39% 9%
EME 12% 3%
Em geral é isso, críticas e sugestões são bem-vindas!
submitted by gregribo to investimentos [link] [comments]

[OPÇÕES] O guia definitivo (de como perder dinheiro)

[OPÇÕES] O guia definitivo (de como perder dinheiro)
Salve cambada. Diretasso vejo gente pedindo ajuda para entender opções aqui no sub, e na versão mais retardada e corna do sub (investimentos). Então decidi explicar tudo o que você precisa saber sobre opções. Esse post é pra você preguiçoso do kct. Então bora, segue o índice:

  1. O que são opções;
  2. Calls e Puts;
  3. Como são precificadas;
  4. As Gregas.
  5. Como perder dinheiro; [PRÓXIMO POST]
  6. Como perder dinheiro pra krl; [PRÓXIMO POST]
  7. Como ganhar (???) [PRÓXIMO POST]

O que são opções

Opções são contratos. O vendedor, também chamado de lançador, tem o dever de cumprir o contrato, desde que o comprador das opções opte por exercer seu direito até determinada data. E é dai que vem o nome dessas girombas arrombadoras de pf.
Ta mais e ai? Continuando: a B3 oferece dois tipos de opções, as americanas e as europeias. Se você pensou que a diferença fosse a quantidade de pelos e a qualidade da cerveja, errrrrrouuuuu. As opções americanas permitem que o comprador exerça seu direito em qualquer momento (a partir do próximo dia útil a compra das opções) até a data de vencimento. Já as europeias, apenas na data de vencimento.
Todos os meses, na terceira segunda-feira, existe o vencimento de opções - ou no próximo dia útill caso haja feriado. Detalhe: as opções não são negociadas na data de vencimento, mas como dito, os compradores podem exercê-las. Ainda não ficou claro? Segue o fio.

Calls e Puts

A B3 disponibiliza dois tipos de opções, de compra e de venda. As opções de compra (carinhosamente chamadas de calls) nada mais são do que um contrato que da direito ao comprador de comprar o ativo subjacente a determinado preço (strike) até determinada data (vencimento) do lançador das opções. Exemplo:
Comprei 100 opções de compra VVARH250 por 0.06 reais cada (n ta fácil pra ngm kkk). O strike dessa opção é de 25 reais e o vencimento em 17/08. Portanto, até o dia 17/08 eu tenho o direito de exercer a opção de compra de VVAR3 por 25 reais. Se VVAR3 ir pra 27 reais, eu ganho 27 - 25 - 0.06 = 1.94 por ação. O cara que me vendeu tomou no cu.
As opções de venda, conhecidas como puts, dão o direito ao comprador de vender o ativo subjacente a determinado preço até certa data. Exemplo:
https://preview.redd.it/305fuoz6rlf51.png?width=639&format=png&auto=webp&s=a99a1311da6f3da20c0149f47c198f9496976d69
Comprei VVART190 por 0.59 reais. O strike da opção é 19. Ao comprar a put eu tenho o direito de vender VVAR3 por 19 reais até a data de vencimento 17/08. Se VVAR3 vai pra 17 reais, eu tenho o direito de vender por 19, ganhando (19 - 17 - 0.59) por ação.
https://preview.redd.it/xzg6kez1rlf51.png?width=631&format=png&auto=webp&s=97934355c93464fa1aebe18177b830286aad6024

Como são precificadas

São vários os métodos de precificação. Além do tarô, dardos e chutômetro, uma forma conveniente de precificação é Black-Scholes. Que porra é essa? Se você pensou que fosse uma marca de vape: vntc. É um modelo de precificação de opções. Ele assume uma série de premissas (algumas não tão válidas) na precificação das opções, mas servem como base e é amplamente utilizado pelo mercado.
O valor de uma opção depende de basicamente 5 fatores: i) tempo restante até o vencimento; ii) o preço do ativo hoje; iii) o strike; iv) risk free; v) volatilidade.
E ai doente, como eu uso isso? Você pode colocar as fórmulas no excel ou usar alguma calculadora online para calcular pra você o preço justo de uma opção, por exemplo.
Nem sempre (ou quase nunca) o preço de uma opção vai ser igual ao valor que você vê no seu HB. Por quê? Porque seu preço depende de outros fatores. Você quase nunca quer compravender um ativo pelo seu valor justo. Se você está comprando, quer mais barato, vendendo, quer mais caro. Simples.
Quando a realidade não se encaixa no modelo você altera o que? A realidade, obviamente. O único parâmetro não consensual é a porra da volatilidade do ativo. Quanto maior a volatilidade, maior será o preço da opção. E é ai que entra a volatilidade implícita, conhecida como IV (não é um quatro, seu animal). Para um dado preço de opção, podemos encontrar qual a volatilidade que estão usando para precificar, por isso implícita.
Você "paga caro" uma opção, se a IV dela estiver muito acima da volatilidade que você espera. As duas opções usadas como exemplo estão com IV próximo de 70% anualizado. Zoadasso.

As Gregas

Infelizmente não estou falando das loirinhas. As Gregas, como são conhecidas, são medidas de sensibilidade do preço da opção em relação a alguns fatores. Assumindo que a opção é precificada utilizando BS, elas podem ser calculadas facilmente.
Delta: a amante, as vezes ajuda e as vezes te fode. Nada mais é do que a sensibilidade do preço da opção em relação ao preço do ativo subjacente. Exemplo. Se a ação subiu 10 centavos e a opção de compra subiu 5, seu delta é 0.5. Ao comprar um ativo ou uma opção de compra, você está delta positivo. Ao comprar uma put ou shortear um ativo, você está delta negativo.
Gamma: a Sogra. É a segunda derivada em relação ao preço do ativo subjacente. Como assim, nem sei o que é derivada porra? Basicamente diz o quão estável é o delta dessa opção.
Vega: a namorada. A segunda grega mais importante, na minha opinião. Ela mede o quanto varia o preço da opção com uma varição em sua IV. Ou seja, se todos os fatores permanecerem constantes, mas houver um aumento da IV, o preço da opção sobe.
Theta: a esposa. A greguinha mas comedora de cus. Ela mede o quanto varia o preço de uma opção com o passar do tempo. Inimiga dos comprados e é bem fdp... pergunta pra quem encheu o cu de call de cogna semana passada kkk #Caféco #M #Ferri #CVM
Rho: o Haddad, um poste indiferente. Uns dizem que tem efeitos, outros dizem que não. De qualquer forma, mede a sensibilidade em relação a taxas de juros.
submitted by inv3stbr to farialimabets [link] [comments]

[Android] : App para bloquear spam de robôs de telemarketing

Ontem recebi a minha leva tradicional de ligação de robôs de telemarketing (ou no caso aquela que liga para você e logo em seguida desliga sem dizer nada). Decidi que era hora de dar um basta.
Procurei na net um app para bloquear essas ligações chatas e achei o app:

- NoPhoneSpam

https://f-droid.org/en/packages/at.bitfire.nophonespam/

- O que é F-Droid?

F-Droid https://f-droid.org/pt/ Repositório de programas para Android mantido pela comunidade que é similar ao Google Play Store mas os programas postados são grátis, SEM propaganda e de código aberto.
É igual ao Google Play Store, basta dar uma busca por NoPhoneSpam e instalar.

- Mas porque não usar o recurso de bloqueio do número do próprio Android?

Porque é possível bloquear ligações utilizando Wildcard characteCaractere curinga https://pt.wikipedia.org/wiki/Caractere_curinga
Exemplo real de telefones de bots que recebi nos últimos dias:
https://i.imgur.com/Et3GGOg.png
01130901568 01136186100 01130901560 01130901569 
Você notou o padrão né? Tudo é telefonema a partir do DDD 011 e o telefone começa com 3. Então no app você pode adicionar:
 0113* 
E todos os telefonemas começados com 0113xxxxxxx irão ser bloqueados automaticamente.
EDIT: Uma coisa que notei com esse app é que vai tocar 1 única vez antes, então quem estiver ligando recebe:
 - aviso que número está indisponível (caso você cancelou a caixa postal junto com a operadora) - manda para caixa postal 
Então uma solução que achei foi criar um ringtone cujo som começa com volume ZERO e vai aumentando com o tempo. Para fazer isso utilize Audacity, programa de áudio, para editar um arquivo .OGG de 30 segundos com os segundos iniciais mudo e assim nenhum som audível você vai escutar.
Compartilhando o meu .ogg se quiser utilizar: https://www.dropbox.com/s/ba7sz68ehiar34a/Lost_and_found2.ogg?dl=0
Se você está incerto onde por esse arquivo. Basta criar alguns pastas no seu cartão SD seguindo a seguinte estrutura:
 /sdcard/media/audio/ringtones/ 
https://i.imgur.com/2LAkpmk.png
e por o arquivo .ogg dentro dessa pasta. E o arquivo irá aparecer automaticamente na lista de ringtones selecionais do seu aparelho. Caso não aparece de primeira, reiniciar o aparelho. Essas outras pastas na imagem acima são onde sons dedicados para diferentes partes como alarmes, notificação etc podem ser colocados e automaticamente reconhecido pelo Android e listados na lista de opções de audio.
submitted by MrGrauna to brasil [link] [comments]

Sucata Coin - Mercado

Sucata Coin - Mercado


Mercado

O mercado de SBR é uma loja descentralizada aberta para todos os bens digitais. Você pode vender ou adquirir software, música, vídeo ou qualquer outro tipo de bem digital aqui. De certa forma, é como comprar um produto eletrônico da Amazon ou eBay, você navega nos produtos disponíveis, faz um pedido e o vendedor envia informações sobre como fazer o download do bem (geralmente um link) dentro do sistema SBR. Acessando o SBR Marketplace Para usar o Marketplace, você deve estar executando o cliente SBR versão 1.11.15 ou posterior. Se você não souber instalar o cliente SBR, consulte a página de introdução ou a página de problemas e resoluções comuns, caso esteja com problemas. Guias rápidos Compra no mercado Ok, então você não quer ler o manual inteiro apenas para comprar algo no mercado digital. Aqui está uma breve descrição com as informações mais essenciais sobre como fazê-lo: Clique no menu "Mercado" e, em seguida, em "Produtos mais novos", agora você verá uma lista de produtos que estão à venda. Quando encontrar o produto que deseja comprar, clique no nome e, no pop-up, insira a quantidade, o prazo de entrega (quanto tempo você deseja esperar que o vendedor entregue até a transação ser cancelada), observação (opcional) e sua senha. Verifique o preço e pressione o botão de compra. O pedido agora foi feito no menu "produtos adquiridos" e aqui você pode ver o status do pedido. Quando o vendedor entregar a mercadoria, ele será exibido como "Status do pedido: concluído". Clique no nome e, na janela pop-up, digite sua senha e pressione 'decifrar' para ver a mensagem do vendedor. A mensagem deve conter informações sobre onde você pode buscar seu bem digital, parabéns! Agora você tem a opção de deixar um feedback para o vendedor (é privado, ou seja, apenas o vendedor poderá vê-lo). Pressione o botão "enviar comentários", insira seus comentários e sua senha e pressione "enviar comentários" e pronto! Venda no mercado Aqui está uma breve descrição com as informações mais essenciais sobre como vender um bem digital: Clique no menu "Mercado" e, em seguida, "Listar produtos à venda". Na janela pop-up, insira um nome, descrição, tags (opcional), preço (por mercadoria), quantidade de mercadorias disponíveis e senha. Em seguida, pressione o botão "colocar à venda". Depois que sua listagem for incluída em um bloco (geralmente acontece após 1 a 2 minutos), ela será exibida no menu "Produtos mais recentes". Agora tudo que você precisa fazer é esperar pelos compradores. Quando alguém fizer um pedido para comprar uma mercadoria, ele será exibido no menu "Meus pedidos pendentes". Vá aqui e pressione o botão "entregar mercadorias". Na janela pop-up, digite sua senha para descriptografar a mensagem do comprador. Em seguida, insira detalhes de como o comprador pode fazer o download do seu bem digital no campo de dados, insira desconto (opcional) e sua senha. Por fim, pressione o botão "entregar compra" para finalizar a compra. Agora você pode ver o pedido concluído no menu "Meus pedidos concluídos". Aqui você pode ver se o comprador enviou comentários e você também pode reembolsar a compra. A interface Com o servidor em execução, acesse a interface SBR do seu cliente visitando http: // localhost: 36876 / (ou https: // localhost: 36876 / se você ativou o SSL). Na barra lateral, clique no menu Marketplace, para acessar as seguintes opções: Produtos mais recentes: Aqui você pode navegar, pesquisar e comprar produtos no mercado. Se você deseja comprar um bem digital, este é o lugar certo! Produtos comprados: Esta página listará todos os seus produtos comprados anteriormente. Meus produtos à venda: lista os itens que você está vendendo no mercado e permite atualizar algumas propriedades de suas vendas. Meus pedidos pendentes: aqui você verá pedidos pendentes de usuários que desejam comprar seus produtos digitais. Meus pedidos concluídos: mostra todos os pedidos que foram entregues e se você recebeu feedback do seu cliente. Listar produtos à venda: Uma janela será exibida, permitindo que você liste um novo bem digital no mercado. Menu Produtos mais recentes Todos os produtos digitais são listados em ordem de data, mostrando primeiro a entrada mais nova. Cada entrada possui um Nome, Preço, Descrição, além de uma conta do Vendedor e um ID do produto. Opcionalmente, uma entrada também pode ter uma tag, que é palavra-chave para ajudar a descrever que tipo de produto está sendo listado. Ao clicar no nome, você poderá comprar o item no mercado Quantidade: o número de itens que você deseja comprar, campo obrigatório. Ao atualizar a quantidade, o preço será atualizado automaticamente para refletir o custo total. Prazo de entrega: quanto tempo (horas) você está disposto a esperar antes que a compra seja excluída automaticamente, a menos que o vendedor tenha entregue o campo obrigatório bom. Nota: Um campo de texto livre, que somente o vendedor poderá ler, pois será criptografado, campo opcional. Frase secreta: digite sua frase secreta, campo obrigatório. Quando você concluir sua compra, o dinheiro que você pagou será mantido em custódia pelo nxt blockchain até que o vendedor entregue a mercadoria e o vendedor obtenha o dinheiro ou o prazo de entrega tenha passado, o que reembolsará o dinheiro para vocês. Menu Produtos comprados Esta seção mostra todas as suas compras anteriores, incluindo aquelas que concluíram, aqueles que estão em andamento. Data do pedido: data em que você enviou a compra. Status do pedido: Tentativa, a transação não foi confirmada (ainda não incluída em um bloco). Pendente, ele está incluído em um bloco, mas o vendedor ainda não o entregou. Completo, o vendedor entregou o bem. Prazo de entrega: se o vendedor não tiver entregue a mercadoria até essa data, a compra será cancelada (mostrada apenas quando o status do pedido não estiver completo). Preço: o preço que você pagou pelos produtos. Quantidade: o número de itens que você comprou. Feedback: indica se você enviou um feedback ou não (mostrado apenas quando o status do pedido está completo e você enviou um feedback). Meus produtos à venda menu Os itens que você está vendendo atualmente serão mostrados nesta página. Aqui você também pode alterar o preço ou a quantidade de qualquer produto ou excluí-lo totalmente do mercado. DGS meus produtos para sale.png Para alterar o preço de um produto, clique no botão "Alterar preço" e você verá uma janela pop-up onde especificará o novo preço (obrigatório) e a senha (obrigatório). Depois de clicar no botão "alterar preço", ele será enviado. Alterar quantidade funciona da mesma maneira que alterar preço, especifique nova quantidade (obrigatório) e senha (obrigatório) e pressione 'alterar quantidade' e sua atualização será enviada. A exclusão é ainda mais simples, pois requer apenas a sua senha (obrigatória). Depois de clicar em "excluir meu item", ele será removido da opção de menu "produtos mais recentes". Menu Meus pedidos pendentes Depois que um usuário comprar uma de suas mercadorias e o pedido estiver pendente, você verá esse pedido de compra neste item de menu. Cada pedido pendente inclui informações sobre o produto que você está vendendo: DGS my orders.png pendente Data do pedido: a data e a hora em que o comprador fez o pedido. Prazo de entrega: a data e a hora em que o pedido será cancelado automaticamente e não entregue. Preço: o preço do bem, multiplique pela quantidade, se você quiser a soma total. Quantidade: a quantidade de produtos que foram pedidos. Comprador: o endereço do comprador, clique aqui para ver detalhes das transações, ativos, etc. do usuário ID do produto: o produto que você está vendendo. Ao clicar em "Entregar mercadorias", uma janela pop-up será exibida, onde você deve inserir detalhes sobre como seu cliente pode buscar ou fazer o download do bem digital que você está vendendo. Dados: texto livre que será enviado ao comprador (obrigatório) Desconto: aqui pode dar ao comprador um desconto (opcional) Senha: sua senha (obrigatória) para criar a entrega. Menu Meus pedidos concluídos Como vendedor, é aqui que você encontrará todos os pedidos concluídos anteriormente. DGS meus orders.png concluídos Data do pedido: a data e a hora em que o comprador fez o pedido. Status do pedido: sempre estará "concluído" nesta página. Preço: o preço do bem, multiplique pela quantidade, se você quiser a soma total. Quantidade: a quantidade de produtos que foram pedidos. Feedback: indica se você recebeu feedback do comprador (mostrado apenas quando você recebeu feedback). Vendedor: sempre será "Você" e um link para sua conta SBR. ID do produto: o produto que você vendeu. E se você clicar em um pedido, verá uma janela pop-up onde poderá ver a mensagem 'Entregar mercadorias' que você enviou anteriormente, bem como comentários do cliente, se o cliente tiver enviado alguma. Listar produto à venda menu Se você deseja vender um produto no mercado, este é o primeiro item de menu que você deve visitar. Ao clicar aqui, será apresentada uma janela pop-up, onde você poderá especificar detalhes sobre o produto que está vendendo. Quando terminar, ele será mostrado na parte superior dos "Produtos mais recentes". Nome: o nome do produto (obrigatório). Descrição: aqui você pode inserir mais detalhes sobre o produto (obrigatório), talvez adicione um link para um site em que você apresenta o produto em detalhes. Tags: insira até 3 tags separadas por vírgula (opcional). Uma tag é uma palavra-chave que ajuda a descrever que tipo de produto está sendo listado. Preço: o preço em SBR pelo qual você deseja vender cada mercadoria (obrigatório). Quantidade: o número de mercadorias que você tem em estoque. Isso diminuirá sempre que um comprador comprar de você. Senha: sua senha (obrigatória) para listar o produto.


https://preview.redd.it/ffjfy7wsg9c51.png?width=1357&format=png&auto=webp&s=9ed55a4a990c4bb3a8fd5d2ead3b7a2ba411ac8b

https://preview.redd.it/hj15ul0vg9c51.png?width=1364&format=png&auto=webp&s=e44887eec938afb1510055b8366e733c3fdbec07
submitted by SucataCoin to u/SucataCoin [link] [comments]

Nós somos pequenos peixes em um mar de tubarões

: Tabela com opções de vencimento superior a 2 meses, ordenados por volume de transações
Se repararem, muitas opções tem volumes altos e também números de negócios altos, como é geralmente petrobras, porém recentemente há um altíssimo volume de "hedges" sendo compradas no mercado de opções. Vou ignorar as que tem um numero de negócios maior do que 1 por dia, apenas para reforçar meu ponto que são peixes grandes fazendo hedges.
Exemplo 1: ABEVR43 podemos ver que foi negociado R$40milhões em duas negociações, uma no dia 24/03 e outra no dia 25/03. Se fizer a conta do preço médio por contrato, pode ver que são cerca de 14,7milhões de contratos. Ou seja, pelo strike de R$13,58 o valor é R$199milhões em exercício, porém gastou R$40milhões nesse hedge... O equivalente a R$158milhões. Se dividir este número pela quantidade de contratos, podemos ver que o dono destas ações está seguro caso ABEV3 caia abaixo de R$10,81. E ele apostou 40 milhões de que vai cair abaixo disto.
Exemplo 2: SUZBT55 primeiramente falando, quem diabos faz hedge em SUZB3, mas bom, vamos lá, no dia 06/03 foram comprados R$50milhões em contratos por R$13,59 em média, e no dia 20 e 25 compraram mais R$52milhões em média de R$26,3 por contrato. No total, supondo que seja apenas um peixe grande, ele comprou 5,7milhões de contratos para poder vender SUZB3 com strike de R$55 no valor total de ~R$312milhões. Mas gastou R$102mi em hedge, então seria a mesma coisa que vender SUZB3 por R$36,80 bem melhor do que vender hoje pelo preço de R$28. Ainda assim ele está completamente protegido, e não tenho dó de quem vendeu a PUT pra ele.
edit: Exemplo 3: https://opcoes.net.bIBOVR63 este é um que chama muito a atenção pois o preço individual de cada contrato foi de R$2,622.00
submitted by pontoumporcento to farialimabets [link] [comments]

Equipa do Ano /r/PrimeiraLiga 2018/19 - Resultados

Antes de mais, muito obrigado pela participação. Ao todo a votação contou com 189 submissões, sendo que os dados completos estão neste documento. O Documento contém os resultados completos (incluindo pie-charts da votação).
O resultado final, a Equipa do Ano, encontra-se abaixo (resumido). Alternativamente, têm o link fornecido neste parágrafo para uma representação visual (com suplentes).
Pos. Jogador Clube
GR Iker Casillas FC Porto
DE Alex Telles FC Porto
DC Éder Militão FC Porto
DC Ferro SL Benfica
DD André Almeida SL Benfica
MD Danilo FC Porto
MC Herrera FC Porto
MO Bruno Fernandes Sporting CP
EE Brahimi FC Porto
ED Rafa Silva SL Benfica
PL João Félix SL Benfica
Categoria JogadoTreinador Clube
Melhor Treinador Bruno Lage SL Benfica
Melhor Contratação Éder Militão FC Porto
Melhor Jovem João Félix SL Benfica
Melhor Jogador Bruno Fernandes Sporting CP
Os resultados completos, sobre a forma visual podem ser vistos aqui, bem como no documento mencionado acima (tem uma qualidade superior à imagem neste link).
Quero somente realçar uns caveats dos resultados:
  • Rafa Silva não foi o Extremo Direito mais votado, mas sim Mama Baldé. No entanto no geral Rafa Silva foi o Extremo mais votado. Sendo então que o EE mais votado teve mais votos que o ED mais votado, abdicou-se do ED a favor de Rafa Silva, ficando assim Brahimi e Rafa Silva no 11 (e Mama Baldé como suplente).
  • A formação escolhida foi o 4-3-3 porque o 3º médio mais votado teve mais votos que o 2º avançado mais votado (se fosse o oposto seria 4-4-2).
  • Marega teve os mesmos votos a Ponta de Lança que Seferović (22 ambos), no entanto como Marega teve um voto a Extremo Direito (somando 23 votos ao total) e Seferović não teve nenhum noutra posição, optou-se por ter Marega como suplente
  • Os defesas centro foram escolhidos somando ambas as opções dadas e retirando o mais votado(neste caso, Militão), sendo que o 2º Defesa escolhido foi pelo mesmo processo (depois de excluir os votos do Militão). É de realçar que isto teve um impacto significativo, visto que Mathieu foi o 2º mais votado como 1º defesa, mas na generalidade já acabou por ficar atrás de Ferro e Rúben Dias.
  • O Editor de serviço sumiu à última da hora, sendo que os gráficos apresentados não são... os mais.. esbelos.
  • Tinha intenção de colocar uma representação sobre a forma de FIFA 19 Ultimate Team com os jogadores apresentados, como forma de pandering a certos elementos do sub, mas o Ferro não tem uma única carta e estragou o esquema
Novamente, muito obrigado pela participação. Qualquer dica construtiva é sempre apreciada.
submitted by OrangeOakie to PrimeiraLiga [link] [comments]

"Doomsday Clock" ou como vamos poder escapar do rebaixamento.

Boa noite. Sub é meio parado mas vou postar mesmo assim. Preciso de algum lugar para conspirar como podemos salvar o nosso clube do inédito rebaixamento.
Ao momento desse post, o Cruzeiro Esporte Clube amarga a primeira posição da zona de rebaixamento com 19 pontos em (21 rodadas), média de 0,9 ponto por rodada, um número extremamente baixo. É importante ressaltar que 7 desses pontos vieram de empates, pois o número de vitórias pode ser o diferencial entre cair e continuar na A. Isso é aplicável principalmente na disputa com Ceará, Fortaleza e Fluminense, os 3 times diretamente acima do Cruzeiro e que possuem mais vitórias do que empates.
Para efeito de comparação, vamos assumir que as equipes abaixo do Cruzeiro já estão virtualmente rebaixadas, poucas chances e esperanças para Chape, Avaí e CSA. Eu sei, é futebol e tudo é possível, mas para facilitar vamos sempre assumir que a disputa é para apenas a última vaga para a Série B 2020.
Considerando o histórico do Brasileirão, o número mágico é de 45 pontos. Houve um caso de rebaixamento com 45 pontos (Coritiba 2009) em situação de recuperação incrível do próprio Fluminense e um "rebaixamento" do Fluminense (novamente, esse time pode nos salvar ou nos destruir baseado em seu histórico) com 46 pontos em 2013.
Isso significa que para o pior cenário possível faltam 26 pontos em 17 rodadas, média de 1,50 pontos por rodada, o que significa um aumento de 70% na performance nas rodadas que faltam. O cenário de absoluta confusão e sujeira não nos deixa acreditar nessa melhora mas vamos lá.
Como conseguir 26 pontos?
Ótima pergunta. A melhor divisão possível de 26 pontos são 8 vitórias e 2 empates, além de 7 derrotas. Por incrível que pareça, podemos manter nosso ritmo de derrotas. Mas só se invertêssemos nosso ritmo de vitórias com empates. Vamos aos jogos que nos restam.
Essas são as próximas partidas, 8 em casa e 8 fora além de um clássico. Boa notícia que os times assustadores já se passaram e só retornam no final (Grêmio e Palmeiras), num cenário de desespero ou que eles vão usar times B e C e possam nos salvar. Outra boa notícia são os confrontos diretos pela parte debaixo em sua maioria são com mando de campo do Cruzeiro. A notícia ruim é que eu não vejo 26 pontos nessa tabela. De jeito nenhum.
Tentem seguir os possíveis cenários: Pior Cenário Provável e Melhor Cenário Provável. Vamos retirar da simulação as opções de derrota total (rebaixamento automático) e vitória total (chance de título), e vamos tentar nos ater à realidade.
O que significa PCP e MCP?
PCP é o nosso cenário atual, perder jogos aletórios, entregar vitórias garantidas, sofrer goleadas. Claro podemos perder para o Avaí e CSA em casa, mas a lógica e razão me dizem que o pior cenário seria não ganhar de um deles. De qualquer foram se nem esses pontos forem "contablizados" na simulação então não há nem motivo para fazer isso e eu só estou delirando.
MCP segue a mesma lógica. O Cruzeiro caga, segura empates que normalmente não seguraria, vira partidas, enquadra alguma sequência de vitórias, sei lá. Talvez o Cruzeiro ganhe do Bahia, CAHP, amasse no clássico e goleie o Avaí e consiga 12 pontos (quase metade do necessário em menos de um quarto das rodadas necessárias), mas algo me diz que não aguentamos o CAHP na Baixada, mesmo com o time praticamente de férias.
Segue a minha projeção totalmente clubista, parcial, tendenciosa, paternalista e sem estrutura moral.
Eu disse que seria clubista. Vamos à explicação de cada escolha de cenário e preste atenção que a linha segue o resultado apresentado pela coluna em cada simulação.
Adversário PCP MCP
GOIÁS Eles acabaram de derrubar o Cuca e nós vamos com interino, mas dei empate como PCP para ter graça o resto da simulação. Time deles é bem fraco, conseguiu vários pontos chorados no final, sorte que nós não tivemos. O melhor caso é uma vitória para se livrar dessa zica. É comum vencer após queda de técnico e como sabemos que o vestiário pesou muito na saída do Ceni eu consigo ver isso acontecendo.
INTERNACIONAL Perdemos em casa na CdB, quando era "valendo". Pior caso seria outra derrota agora, embora eu até tenha tido esperança enquanto enfretamos eles, então não confio muito nessa derrota. Talvez seja a estreia do Abelão, se vier seguido de uma vitória e saída do Z4, pode alavancar uma vitória.
FLUMINENSE Confronto direto do desespero, ambos fudidos amargando 20 e poucos pontos. Passamos por mudança na regra na CdB e tomamos um sacode no primeiro turno. Dá pra perder. O time do Fluminense é sofrível. Em casa e confronto direto, tudo aponta para uma vitória se o time estiver na sequência. Isso implica em 3 vitórias em 3 jogos, é muita esperança mas vamos lá.
CHAPECOENSE Chape fora é complicado. Nesse caso o cenário já seria de crise completa e a Chape já estaria em total desespero. Um 1x0 chorado e brigado pode ser nosso fim. Não sou tão clubista para dar 4 vitórias seguidas. Chape fora é complicado então aceito um empate.
SÃO PAULO Fuck off! We can't beat them! A freguesia dá uma segurada e conseguimos um ponto no máximo.
CORINTHIANS Nesse cenário, essa seria a terceira derrota em 3 jogos. É muito azar e provavelmente é mais apocalíptico do que a lógica permite mas se tivemos um no MCP precisamos de um no PCP para contrabalancear Acho bem possível, quase que certo, um novo 0x0 entre essas equipes com ataques ridículos
FORTALEZA Provavelmente será confronto direto pela última vaga. Provavelmente com o Ceni lá. Não posso dar derrota nessa para a gente Fortaleza é um péssimo visitante, melhor caso é uma vitória sem dúvidas
BOTAFOGO Eu sei, Botafogo. Mas a gente corre risco de perder Eu sei, Botafogo. Mas não consigo ver emplacando sequência de vitória.
BAHIA Imagino que nesse ponto o Bahia já tenha feito tudo o que conseguia no campeonato e estará com a vaga da Sula garantida e nessa desatenção arrancamos um empate Mesmo no MCP imagino que um empate esteja de bom tamanho
CAHP Fuck off! We can't beat them! Nem no MCP posso considerar uma vitória na Baixada como algo exequível
CAM Clássico é clássico, e vice-versa. Vou considerar empate em ambos os casos baseado no histórico terrível que tiveram contra o Cruzeiro esse ano. Vide PCP.
AVAÍ Em casa, contra um virtual rebaixado. Mesmo o pior cenário deve considerar como uma vitória. Não há possibilidade de derrota nessa partida no MCP
SANTOS Não consigo imaginar um cenário que conseguimos pontuar lá, mesmo com os vacilos que a equipe santista vive mostrando Como o CAHP, devo considerar como uma derrota certa para manter o padrão arbitrário que eu estou aqui criando
CSA Idem ao jogo contra o Avaí Idem ao jogo contra o Avaí
VASCO Daqui em diante, a hipótese se baseia no desespero do Cruzeiro e na situação resolvida das equipes adversárias. Imagino que o Vasco já tenha se salvado, e dará vacilos e nos ajudará como fizemos (tentamos fazer) em 2013 No modo MCP, o Cruzeiro já teria alcançado a pontuação mágica para escapar do rebaixamento, então nada importa. Continuo considerando empate.
GRÊMIO Ou será campeão brasileiro ou já estará com vaga garantida na Libertadores. Renato entenderá nossa situação e dará o pontinho Realmente não importa.
PALMEIRAS Já estaremos rebaixados se metade do que está acima acontecer, toma esse ponto e vai se fuder. O Palmeiras já terá sido campeão ou estará sem propósito. Mano entenderá nossa situação e dará o pontinho por dó. Mano como de praxe fará um 0x0 horroroso, em lembrança aos velhos tempos. Obrigado, Mano!
No PCP terminamos com 32 pontos. No MCP terminamos com 50. O estatístico em mim diz para usarmos a média aritmética e vamos passar a régua em 41 pontos para agradar todo mundo.
Não é muito bom, essa pontuação só livraria de rebaixamento em 3 de 12 edições. Estaríamos em uma situação de 25% de chance de escapar em condições normais. A parte boa é que esse ano não aparenta ser normal, tudo indica que a distância entre os pelotões será bem grande, então talvez dê. Talvez não.
Não me julgue, isso é só o 3º Estágio do Luto, Barganha. Se minha paranoia continuar eu fico acompanhando o resultado real com PCP e MCP e fico guardando aqui para relembrar ao final, e vocês (se é que existem) podem acompanhar os próximos estágios: depressão e aceitação. Abraços!
submitted by limito1 to Cruzeiro [link] [comments]

Habemus Flairs!

Para começar, o que são flairs? Flairs são pequenas etiquetas que se podem dar a um tópico para definir o seu tipo (que varia de subreddit para subreddit). Além de permitir, com um relance, saber logo o subgénero do tópico, permite também filtrar o sub apenas com o flair que se quiser.
Para o sub, criei cinco flairs:
Para filtrarem o sub por flairs, basta irem ao painel da direita onde diz "Filtrar por Flairs" e é só clicarem no que quiserem. Se estiverem a navegar num browser num computador, clicando no flair ao lado do tópico também dá.
Apenas os moderadores e o criador do tópico podem colocar um flair. Como o fazer? Após submeterem um tópico, abram-no e, logo por baixo do texto, cliquem em flair. Aparecerá um drop-down com as diferentes opções. Escolham a adequada.
EDIT: aparentemente não é possível aos criadores colocar flairs nos seus tópicos se estiverem a usar o New Reddit/Redesign. Vou tentar resolver o problema, mas entretanto ignorem o flair, que eu coloco-o assim que vir o tópico.
EDIT 2: encontrei o problema: há um bug no new reddit que não permite guardar configurações (ou, pelo menos, esta em específico). Enquanto não for resolvido, quem usar o new reddit não tem permissão para atribuir flairs. Como dito anteriormente, eu coloco-o assim que vir o tópico.
EDIT 3: já é possível aos criadores de tópicos no New Reddi/Redesign adicionar e editar os seus flairs. Já testei e funciona, mas de qualquer modo, qualquer problema (ou sugestão) comentem aqui.
Formatação e RES night mode:
É pá, eu não tenho olhinho nenhum para cores. Escolhi umas assim à sorte e evitei cores vivas, para não sobressair muito. Aceito críticas e sugestões. Quem estiver a ver o sub através de uma app não vê qualquer formatação, penso.
Para quem usa o night mode do RES, os flairs não têm cores, apenas 50 tons de cinzento. Parece-me que fica melhor assim.
Deixem as vossas opiniões e sugestões nos comentários. Estes flairs estão bons, precisamos de mais, deveriam ter outro nome, cores...? Peço também que reportem qualquer problema que estejam a ter do vosso lado. Entre o new reddit, old reddit, res, mobile, apps, existem demasiadas iterações do Reddit e eu não as testei todas.
Boas leituras!
submitted by livrosetal to Biblioteca [link] [comments]

Ajudem a analisar a carteira de ações do site Investidor Miserável

Colega nosso do fórum divulgou o site do Investidor Miserável, que desde 2012 coloca 20% de um salário mínimo em ações, reinvestindo os dividendos.
Essa é minha análise da carteira, quero compartilhar com vocês para discutirmos critérios de escolha de ações e para vocês julgarem meu processo de análise.
A carteira dele:
https://2.bp.blogspot.com/-5t4TqmE5PVM/XJ-agcqL9CI/AAAAAAAANko/GOZiHEtwU7gAqFaclPAHEglUGm4jIWwZgCEwYBhgL/s1600/Pizza.png
Comentários:
  1. O valor da corretagem tem peso muito grande e corrói o patrimônio. Ok, o próprio autor do site tem consciência disso e hoje já daria para usar Clear ou Inter e não pagar corretagem. Mesmo assim, fazer aportes de 100 reais e pagar 5 reais de corretagem não faz sentido algum. Ao longo dos anos teria sido melhor juntar valores e aportar em lotes maiores.
  2. Por que alguém tem Bradesco na carteira, mas não tem Itaú? Não seria melhor comprar Itaú, líder do setor? Considerando que o setor bancário no Brasil cresce todo ano, preço médio no longo prazo tende a zero, se a preocupação é P/VPA, diversifica em Itaú e Bradesco e vai comprando o que tá mais barato. Mas ok, entendo estar na carteira, só não entendo a lógica da escolha.
  3. Ambev. Uma das mais sólidas desde 2012, só recentemente perdeu margem. Ambev é uma opção segura para diversificar e que paga dividendos religiosamente, não tem muito o que falar.
  4. Telefônica. Sério mesmo? Empresa no mercado tradicional, free float de 5% na ON e sem tag along na PN. Menos mal que o autor compra ON, mas a liquidez é muito baixa. Indicativos fortes de governança ruim, para mim da a impressão que a qualquer momento a empresa faz OPA e arrebenta todo mundo. Não tem como comprar pensando no longo prazo de jeito nenhum.
  5. Ultrapar. Empresa legal, antiga no país, trabalha em várias áreas no setor de energia, lucro crescente. Eu particularmente não tenho na carteira porque a margem líquida fica sempre entre 1 e 2% e um dos meus critérios são margens acima de 10%, com raras exceções. Também não sei se todos sabem, mas o setor de gás de botijão é bem complexo, depende muito de subsídio e canetada do governo, então eu acho um risco grande pro longo prazo. Mas ok, entendo estar na carteira.
  6. Rumo. Lucro líquido parece uma montanha russa, 5 anos seguidos de prejuízo de 2013 a 2018, dívida alta voltando a ter controle só agora, por que diabos isso ainda tá na carteira? Em 2013, no primeiro ano de prejuízo, deveria ter ido para quarentena e em 2014, com segundo ano de prejuízo, deveria ter sido vendida e o valor investido em outra empresa. Eu particularmente não tenho, porque esse setor é muito cíclico e não gosto de aventuras.
  7. Grendene. Empresa ótima, lucros crescentes, patrimônio crescente. Entendo a posição e tenho uma parte dela na carteira, mas estou considerando não aumentar, porque percebi que entendo pouco do setor de calçados para continuar nele. É um critério que tô pensando em adotar: se eu dependo da minha esposa para saber se o produto da empresa é bom, eu não deveria estar investindo nela. Mas ok, entendo estar na carteira.
  8. Cemig. Mais uma que não dá pra entender. Governo é majoritário, sempre foi uma das tarifas mais caras do país, PN sem tag along, por que ter Cemig e não ter Engie ou EDP ou Taesa ou qualquer outra? Tem opções muito melhores no setor elétrico. Não dá pra justificar ter só ela em nenhuma situação.
  9. BRF. Por que diabos ainda está na carteira? Depois dos escândalos de corrupção e de 3 anos de prejuízo? Mesmo em 2012 já dava pra ver que o lucro líquido era uma montanha russa, em 2016 tinha de ter dado lugar para papéis melhores.
É isso, gostaria de ouvir a análise de vocês e de receber críticas sobre minha forma de avaliação.
Minha conclusão sobre esse site é que é legal acompanhar para ver se o Buy and Hold, mesmo sendo feito de qualquer jeito, ainda dá certo.
Edit: esqueci de colocar o link do site: http://oinvestidormiseravel.blogspot.com
E o objetivo da carteira dele, segundo ele mesmo:
"Onde quero chegar com este desafio? Quero verificar se o desempenho do portfólio no longo prazo pelos aportes mensais de 20% de um salário mínimo é satisfatório. O que considero satisfatório? Algo que seja superior ao rendimento de poupança. Então porque não aplica num fundo? Não, prefiro aplicar by myself.
Sei que se escolher as empresas certas - que apresentam perfil de gerar retorno ao acionista, que respeitam o minoritário, que possuam lucros constantes e crescentes e que tenham boas perspectivas para o futuro - as perspectivas de sucesso são maiores, visto que o horizonte que penso em manter este projeto é de, no mínimo, 30 anos (será?)!"
submitted by arretadodapeste to investimentos [link] [comments]

Novo banner e novo CSS para o /r/brasil!

Opa pessoal. Com o fim da votação do novo banner do /brasil, também estamos atualizando o CSS do /brasil , ou seja, as customizações que você vê no desktop. O nosso subreddit usada um modelo antigo do /Naut , e eu até ia usar o atual, mas não tive muito suporte do cara. Acabei pesquisando outros temas, e decidi em usar o /ClearShift .
Vamos falar sobre cada uma das novidades!

Novo banner!

Parabéns ao frahm9 ! O novo banner é Porto 1, de Tarsila do Amaral, e a imagem está disponível no flickr do Banco Central do Brasil.

Novo CSS

Como já foi dito, atualmente o /brasil está usando uma versão modificada do /ClearShift . Os botões de upvote e downvote foram pegos do /rCasualConversation , e fazer outras modificações específicas para quem não está logado/não está inscrito no /brasil . Além disso, eu tenho que colocar a bandeira do Brasil de volta para a sidebar. E modificar a sidebar é bem chato.
Por favor, preciso de feedback sobre o novo CSS! Caso encontre bugs só comentar.
Note que alguns bugs são específicos ao RES, que eu não sei o que eu fiz ¯\_(ツ)_/¯
  • Contagem de upvotes/downvotes perto do username não aparecem (isso na barra superior, não nos comentários)
  • Se estiver editando um self.post, as opções de formatação ficam meio estranhas.
Amanhã vou copiar e deminificar o código específico para o RES e ver se já resolve

Sugestões?

Se tiverem alguma sugestão de mais coisas a adicionar para o CSS, mencione um subreddit que faz isso também. Ou sobre algo na sidebar, ou sobre o subreddit. Aproveitem esse momento!
Ah, devo mencionar, tô meio no remédio agora, só vou conseguir terminar os bugs pequenos e o link do banner mais tarde.
Edit: galera, obrigado para quem está contribuindo com os bugs de última hora! Tem alguns que eu vou ver de manhã. Preciso dormir! 😅😅😅
Edit 2: Obrigado pelo feedback e pela ajuda para algumas modificações. Algumas já foram aplicadas, outras serão testadas e aplicadas de noite.
Edit 3: Arrumei um tempo aqui e arrumei (parte) das cores. De acordo com alguns usuários, há alguns problemas em navegar o sub usando o RES Night Mode.
Edit 4: TODO:
  • Bugs específicos ao Firefox: vou avisar os admins do reddit.
  • Bugs do RES Night mode: estou lendo selectors específicos para o RES NightMode.
submitted by Tetizeraz to brasil [link] [comments]

Não invista em empresas chinesas com estrutura de VIE (variable interest entity)

Tópico importante para quem investe em ações no exterior! Maioria das chinesas listadas é através de VIE! Fique longe!
Para quem não sabe, em diversos setores na China é simplesmente proibido ter acionistas estrangeiros (mesmo minoritários). Mesmo assim empresas desses setores aparecem listadas na NYSE e NASDAQ. Como? Através de um rolo turbo max velocidade 5 chamado VIE (variable interest entity).
Esse esquema de VIEs é extremamente assustador. É muito pior que PN ou UNIT. É uma das coisas mais bizarras que já foi criada no mercado de ações. Pior que isso talvez só na época que picaretas abriam empresa com 10 mil ações em teoria mas vendiam 30 mil ações (época da ação ao portador) e fugiam com a grana.
Seria bom ter um alerta nas stocks com VIE. Eu também não pretendo ter ações de empresas chinesas tão cedo, mas é bom alertar a todos. É uma estrutura que não permite ser realmente sócio. A estrutura é bizarra:
- Empresa chinesa A é a que realmente opera e não pode ter capital estrangeiro;
- Uma offshore vazia (shell company) faz o IPO (teoricamente da empresa A);
- A offshore que fez IPO é dona de uma empresa chinesa B que não pode conduzir negócios no setor;
- A empresa B entra em relações meramente contratuais com a empresa A e possivelmente com os donos da empresa A também. Contratos estabelecidos na China, entre duas empresas chinesas, para burlar leis chinesas, qual a chance de dar certo?
Nessa imagem tem tudo bem desenhado para verem o tamanho do rolo.
Como diz em um dos links, esses contratos certamente são inválidos à luz das leis chinesas. A empresa está na China e vai poder fazer o que quiser, como quiser com o investidor, sem qualquer proteção.
Os contratos geralmente incluem opções, dívidas, procurações, etc. Vários rolos para teoricamente dar poder de dono sem que entre no radar do governo chinês, dando uma curva nas leis.
A grosso modo você está comprando um CONTRATO e só. O que vai acontecer no futuro e quais são os direitos econômicos reais, válidos e "enforceable" do tal contrato, só contratando um advogado internacional especializado em leis chinesas para saber. Ou seja: melhor esquecer que existe.
Inclusive segundo os reports, só continuam "funcionando" os VIEs por vista grossa dos reguladores chineses. Na verdade pode ter certeza que eles não estão preocupados com capital estrangeiro (ou já teriam quebrado essas estruturas, é um rolo público e conhecido). Então por que não aumentam a liberdade para ficar tudo legalizado? Ora, por que aumentar liberdade, o que o governo ganharia com isso? O poder está nas mãos deles agora. Isso pode ser até estratégico e geopolítico: quanto mais dinheiro entrar por VIEs, maior é o poder do botão do "dia do juízo final" que poderá expropriar centenas de bilhões de investidores americanos, é uma espada de damocles em cima dos investidores! Se esse botão vai ser apertado ou não, difícil dizer, mas é mais uma variável no jogo de poder global. Possivelmente é o "seguro" do governo chinês contra os EUA fazer alguma zoeira com os trilhões de dívida soberana americana que a China tem hoje.
Isso tudo é muito recente, mas já aconteceram rolos e perdas:
- Antes do Alibaba fazer IPO, o yahoo tinha "comprado" uma parte através de VIE. Por rolos com o governo o Jack Ma simplesmente tirou o AliPay de baixo da WFOE que a offshore do VIE era dona, depois para não ficar feio fechou um acordo com o yahoo (perda de 62%).
- GigaMedia (GIGM) tinha um monte de VIEs, um deles foi perda total (100% do valor investido) quando um executivo descobriu que os acionistas americanos pretendiam demitir ele. O executivo sumiu com algumas papeladas e puff, acabou o VIE, nada puderam fazer, foi "write off" do balanço, simplesmente perderam o controle da empresa.
Para piorar tudo, grande parte dos IPOs de VIEs tem duas classes de ações e oferecem na bolsa apenas a com menos direitos a voto. Ou seja, além de ser dono de um contrato de uma offshore, ainda tem menos poder de voto sobre a offshore. Os caminhos para tomar ferro são inúmeros e imensos.
Na verdade é bastante triste que as bolsas americanas permitam esse tipo de operação. Até poderia ser feito, mas os balanços auditados tem que ser os da offshore vazia. Tudo zerado. Pois ela não tem nada legalmente falando.
Referências das informações postadas: https://www.cii.org/files/publications/misc/12_07_17%20Chinese%20Companies%20and%20the%20VIE%20Structure.pdf
Para procurarem mais, só procurar no google, ta cheio de artigos alertando (e mesmo assim a sardinhada americana comprando adoidado).
submitted by celtiberian666 to investimentos [link] [comments]

[IRS] Como declarar recibos verdes + acto isolado num único Anexo B?

Apercebi-me que só podemos submeter um único Anexo B para o IRS.
Uma vez que as opções de "Regime simplificado de tributação" (Recibo Verde) e "Ato isolado" são mutuamente exclusivas, fico sem saber como declarar que este 2018 estive meio ano a recibos verdes e ainda passei um acto isolado antes de estar a recibos.
https://i.imgur.com/fAiHA0L.png
Como devo declarar isto?
submitted by startupPT to portugal [link] [comments]

Resultados da pergunta de quinta: Você confia no sistema judiciário brasileiro?

Hoje mais cedo criei um tópico com um link para uma pesquisa que resolvi fazer para ver se só eu tenho esse sentimento sobre alguns assuntos da nossa sociedade. Fiquei feliz de ver que 23 pessoas responderam, e não foram todas na opção que eu imaginava.
Aqui está como ficou o gráfico desta quinta
Estou muito grato pela participação de todos e espero que quinta que vem mais pessoas queiram participar.
Edit: As opções da pesquisa eram abertas a criação de uma nova alternativa e a ordem dos resultados não demonstram minha opinião pessoal.
Esqueci de colocar o link para a postagem original
submitted by anpolvora to brasil [link] [comments]

[tutorial] proteção adicional no firefox com umatrix

Hoje estarei trazendo para vocês um pequeno tutorial a respeito do complemento para firefox "umatrix". Esta é uma extensão que realiza o bloqueio de recursos "third-party", os quais podem comprometer a sua privacidade, e podem ser utilizados para de rastrear, ou podem ser usados na exibição de anúncios. Além disso o umatrix possui alguns recursos extras, como ocultar refereer (página que você estava anteriormente), tags de noscript, bloquear os "web workers" (códigos, normalmente em javascript, que rodam de fundo sem que você faça ideia de que ele está lá, como, por exemplo, aqueles sites que usam sua ram pra minerar bitcoin). Caso queira seguir o tutorial, faça o download aqui
interface
A extensão funciona da seguinte forma, todas as requisições são mostradas no pop-up, as requisições "third-party", ou seja, que não pertencem ao domínio que você está acessando, são automaticamente bloqueadas, com exceção de imagens e css (se estiver nas cofigurações padrão), e elas aparecerão em vermelho fraco. O que aparece em vermelho forte está bloqueado pelo usuário, ou por um determinado filtro do umatrix, e esses não são desbloqueados nem se estiverem em firt-party. O que está em verde fraco é first-party, e o que está em verde forte foi liberado pelo usuário.
Para mudar as pemissões de alguma requisição, apenas clique na parte de baixo ou de cima da url desejada, para assim ir alterando entre as permissões. Existem 3 delas, a permitida, em que os recursos dela são liberados, assim como recursos de subdomínios, a padrão, que é automaticamente decidido se ela é liberada ou bloqueada, baseando-se nos domínios já bloqueados, e existe o bloqueado, em que o domínio e seus subdomínios são bloqueados. Você também pode, em vez de liberar um domínio, liberar um recurso, como por exemplo, liberar todos os scripts, ou todas as imagens, porém nessa forma os domínios tidos como bloqueados não terão os recursos habilitados, é necessário habilitá-lo ou deixá-lo como padrão.
Na parte de cima do pop-up temos outras opções, como desabilitar o umatrix na página, opções complementares de segurança, como impedir conteúdo "misturado", ou seja https e http rodando na mesma página, isso pode ser uma falha de segurança, já que o que está sendo passado em http pode ser sniffado e seus dados podem ser comprometidos. e existem as opções que mencionei antes, sobre o refereer, noscript e web-workers. E existem outras opções para reverter ou salvar as mudanças temporárias. E por fim, temos o logger, que serve como um sniffer, pra ficar vendo em tempo real todas as requisições que estão sendo feitas.
logger
Se clicarmos na barrinha preta temos algumas configurações, onde podemos fazer algumas mudanças de acordo com o gosto pessoal, vamos dar uma olhada.
config
Nessa página temos configurações de privacidade adicionais, algumas coisinhas pra mudar o design, etc. Na página "my rules", temos dois campos, o da esquerda tem as configurações permanentes, e o da direita tem as temporárias, você pode salvar ou reverter as configurações usando os botões acima. Em assets temos listas de bloqueios para malware, spam, anúncios, etc, você pode adicionar mais ou remover as listas que desejar. Em more temos configurações da interface e em "about" algumas coisas sobre o complemento, assim como temos um botão para reiniciar todas as configurações para padrão.
Observações: o umatrix pode quebrar alguns sites, para corrigir, basta habilitar os recursos necessários ou desabilitá-lo na página. é recomendado o uso dele junto com o HTTPS Everywhere
submitted by AHOHNMEYCC to fabricadenoobs [link] [comments]

Como ser anónimo na Internet – [TUTORIAL COMPLETO]

Antes de mais, não sou um especialista, apenas alguém interessado em segurança e comunicação e este tutorial é apenas direccionado à educação :D

1) HTTPS ou TOR?

1.1) Intrudução

Ao navegarmos a Internet convencional ou a “surface web” usamos protocolos. Tudo começou com o HTTP (HyperText Transfer Protocol), foi um dos primeiros protocolos quando tentamos aceder a um site mas é bastante fácil para um “hacker” ver o que fazemos e por onde navegamos isto porque não há qualquer tipo de encriptação entre o servidor web e a vossa máquina ou seja, basta alguém estar estar na mesma rede do que vocês, por exemplo a mesma rede wifi, e executar um MITM (man in the midle atack). Onde o hacker redireciona o tráfego da máquina alvo para o seu servidor e ele literalmente lê os pacotes de dados (informação trocada ou seja, passwords, utilizadores, etc) com um simples “sniff” no wireshark (programa que nos permite ver pacotes de dados (TPC, UDP, etc)). Forma bastante eficaz de roubar informações a alguém em servidores desprotegidos.
Felizmente e a nosso favor a maioria dos sites hoje em dia usa HTTPS (HTTP + SSL), muitas pessoas convencionam o “S” no final do HTTPS como “secure”, daí o cadeado verde que vemos quando acedemos a esses websites.
O processo (SSL) começa quando nos tentamos conectar a um site e ele manda-nos uma cópia do seu certificado SSL (Chave pública), o navegador verifica se o certificado está expirado, em vigor, valido, etc (uma grande treta de acreditação). Se o navegador confiar no certificado, ele cria e envia de volta uma chave de sessão simétrica utilizando a chave pública do servidor. O servidor da decrypt da chave de sessão simétrica usando a sua chave privada e envia de volta uma confirmação criptografada com a chave de sessão para iniciar a sessão segura e agora o servidor e o navegador comunicam com, supostamente, segurança. São assim realizados os primeiros momentos de conexão quando acedemos a um website com HTTPS.
P.S: Pensem em chaves publica como algo que transforma x em alguma coisa que só pode ser aberto com a chave privada, y. Mais sobre isso a frente.

1.2) Se HTTPS é assim tão seguro, porque usar tor?

Bom, mesmo com esse tipo de segurança há várias formas de ver ou atacar alguém. Sempre podemos fazer phishing, ainda usar MITM (fazermo-nos passar por o servidor verdadeiro, é difícil AF mas possível) entre muitas outras coisas..
Com o Tor deixamos de ter esses problemas. Mais ou menos.

1.3) Mas o que é Tor?

Tor é uma comunidade, uma rede de computadores muitas vezes referida como Dark Web ou Deep Web.
A rede Tor dá-nos um nível de segurança com 128-bit AES (Advanced Encryption Standard) end-to-end (De computadores para computadores, não da nossa máquina até ao website). No final das contas é uma rede que sobrepõe “IP’S” em várias camadas e deve ser tratada como tal.
O melhor é usar HTTPS e Onions (Tor), HTTPS protege os nossos dados a nível de navegadores (nós)<=>(WEBSITE) e a rede Onion reforça o anonimato com “loops” pela internet de modo a escondemos a nossa identidade (IP). Mas esse nível de segurança depende do próprio website/servidor com que estamos a tentar comunicar. Para os nerds que desconheciam esta tecnologia, aqui têm um “Let’s Encrypt” para onions (here)
A rede tor funciona a partir de nodes, qualquer um pode fazer um relay, node de saida, etc. Uma autentica rede de computadores que comunicam entre si anonimamente.

1.3.1) Um aparte do funcionamento dos nodes…

Utilizando este modelo de 3 ou mais nodes fica mais difícil, mas não impossível de correlacionar o vosso pedido inicial com o vosso IP original. Também queria frisar que a maior parte destes nodes são universidades (fun fact)
O problema vem quando escrevemos “plain text” num site que acessamos via Tor, imaginemos que o meu exit node é o FBI ou a NSA. Se tivermos introduzido dados sensíveis apenas rezem que quem estiver a manteoperacional o exit node não tenha poder computacional suficiente para desencriptar a vossa ligação.

1.4) Let’s get REAL

Depois disto não parece nada seguro usar tor né? O bom é que é praticamente e impossível quebrar 128-bit AES. Toda a rede de bitcoin (hash rate atual é de 60M) demoraria 2.158 x 10^12 anos para quebrar 1 só chave. E para além do mais, sempre podemos configurar os nossos nodes, mais aqui.
Apenas não coloquem nada que não gostariam que se tornasse publico pois a segurança nunca é garantida! O que é (praticamente) garantido é o anonimato com o tor :)(Eu diria até que o vosso anonimato é garantido, todos os websites na deepweb que foram fechados até o dia de hoje por exemplo, não teve nada a ver com uma falha na rede tor mas sim foi um descuido dos administradores)
E para comunicação na web (chat) usem sempre PGP (Pretty Good Privacy), vamos falar mais a frente.

2) Que sistema operativo usar / Como Operar

Pretty bit topic here..

2.1) Sistemas Operativos

Querem anonimato? Usem um sistema operativo ao vivo (Live Operating System / Live CD). É um sistema operativo contido num dispositivo de armazenamento móvel, podem usar em qualquer lado com um computador (motherboard não desbloqueada) não deixando qualquer rasto no pc da sua existência (kinda, mais a frente).Caso não queiram ser tão hardcores sempre podem usar linux muito bom também, updates constantes da comunidade ;)Para o típico utilizador windows.. sabiam que o windows envia tudo o que vocês escrevem e falam para a Microsoft? Aqui têm tools que removem a telemetria and stuff (here)
Se são uns completos noobs e nunca instalaram nenhum OS (operating system) podem usar uma coisa chamada Virtual Box que emula um sistema operativo dentro de outro. Pesquisem.

Recomendo o uso do Tails (Live), Link here.

P.S: No que toca à Apple não tenho experiência portanto, não comento.P.S2: Dêm uma vista de olhos no “qubes”, sistema operativo hardcore para segurança.

2.2) PGP, Como Operar & Related

2.2.1) Mini Introdução

Temos de assumir sempre o pior, qualquer agência de inteligência ou governamental interceptou e desencriptou os nossos dados. O que eles podem usar contra nós?
Temos sempre de agiter o cuidado de nunca compartilhar dados pessoais, NUNCA. Ter uma boa password sem nada que nos identifique (Tenho uma boa password?) e diferentes passwords e entidades para cada serviço/website que usemos. Lembrem-se, basta “deslizar-mos” uma vez e somos comprometidos. Caso usem o mesmo utilizadopass qualquer organização/pessoa com intenções pode “ligar os pontos” e identificar-te.

2.2.1) PGP (Pretty Good Privacy)

Outro passo que devem tomar é comunicar apenas usando PGP. Lembram-se das chaves publico e privadas? Vou salientar novamente esse tópico.Tomem em conta que nem sempre é possível comunicar com PGP, quando estamos a preencher informação num website ou wtv essa informação pode estar comprometida.
Side Note: Há uns open sorce code para usar o Proton Mail com PGP com alguma facilidade, pesquisem nerds.

O processo PGP:

GUARDEM BEM A VOSSA CHAVE PRIVADA, GUARDEM NUM LOCAL OFF-GRID, fisicamente escondida. Caso comprometida, fudeu. E já agora, se a perderem não há nenhuma forma de a recuperar.
No tails a área onde podem mexer com o PGP fica no canto superior direito, uma que parece uma prancheta, vão a “manage keys”.
Por exemplo, uma das razões que o Silk Road falhou foi que Ross (um dos administradores) nem sempre comunicava através de encriptação PGP e depois de ser apanhado (meteu informações pessoais na net no inicio da sua jornada) as autoridades tiveram acesso a tudo o que não estava encriptado.
Sugiro sempre que guardem as suas chaves privadas num cartão SD ou melhor num microSD para que se um dia forem apanhados e alguém for-vos bater à porta podem simplesmente parti lo e os vossos dados ficam seguros x)

2.2.2) Tails e resíduos

(assumindo que têm o tails a funfar..)
Tails é um excelente sistema operativo para privacidade, quando ligado e “bootado” no PC ele cria um drive virtual e quando é fechado tal é apagado, mas não permanentemente.
Como deve ser conhecimento geral, armazenamento na memória de um computador (no seu disco rígido) funciona a base de 0’s e 1’s. Vamos supor que crio uma pasta chamada “teste”. O disco rígido será desempenhado de designar os respetivos 0’s e 1’s a uma secção do disco e saber onde está tal secção.
Temos 2 dados importantes aqui, os dados da pasta “teste” (0’s e 1’s) e a sua localização na respectiva secção do disco, chamam-se “pointers”. Pointers apontam o local do disco onde estão armazenados os dados (0’s e 1’s).Quando apagamos algo (tradicionalmente) apenas apagamos os pointers e os 0’s e 1’s anteriormente designados à pasta teste estarão agora labled como livres, esperando serem rescritos por novos 0’s e 1’s de novos dados. Espero ter sido claro.
Portanto, alguém com habilidades pode pesquisar no disco 0 e 1’s designados como “espaço livre” que, organizados “façam sentido” e recuperar os nossos dados privados.
Temos 2 opções:

2.2.3) Encriptação do disco inteiro & destruição segura de ficheiros & RAM

No que toca a encriptação do disco tails tem uma funcionalidade incorporada chamada FDE (Full Disk Encryption) ou seja, formata-vos a pen (ou o quer que seja que estão a usar) e rescreve-a com o seu conteúdo encriptado sendo apenas possível ganhar-lhe acesso com uma palavra-passe. E como sempre, guardem a password num local seguro ou memorizem-na.
Tutorial de como encriptar o disco (here)
E no que toca a destruição segura dos ficheiros há vários programas para o fazer, apenas recomendo que o faças no mínimo 3x (para garantir aleatoriedade). Duck it.
Mesmo com o disco encriptado e os dados limpados ainda podemos extrair-te informações pela tua RAM 📷
Chamam-se de “Cold Boot” esses tipos de ataques.

Primeiro, RAM (random acess memory), quesamerda?

RAM é o local onde o computador armazena dados que apenas são necessários temporariamente e isso acontece milhões de vezes por segundo. Pensem na RAM como uma memoria onde pode ser escrita e rescrita os 0’s e 1’s extremamente rapido.
Imaginemos que estão a trabalhar num documento de texto, enquanto trabalham tal está a ser guardado na RAM (armazenamento de curto prazo) até que clicam em salvar e o documento é armazenado no disco rígido em si (armazenamento de longo prazo).
Nesse período de tempo os dados são armazenados na RAM sem qualquer tipo de encriptação. Quando desligamos o computador normalmente ele passa por um ciclo onde limpa os dados armazenados na RAM mas se ele perder energia abruptamente os dados ficam “leaked” na RAM e é onde são realizados os Cold Boot Atacks. A única medida que podemos implementar contra este tipos de ataques é usar RAM DDR3 (isto porque ela necessita de eletricidade para manter dados, passado x tempo os dados são apagado) e desligar o PC normalmente, sempre.

2.2.3) Inimigo? Javascript.

Imaginemos que corro servidores maliciosos tendo em conta que tenho uma grande comunidade a alimentar-se dos meus serviços e sou apanhado. O que as autoridades podem fazer para os apanhar?
Um dos métodos mais comuns usado pelas autoridades é injetar javascript ou seja, todos os utilizadores iriam acessar uma página web alterada que tinha como intenção correr javascript que transmitia o IP da pessoa e a sua localização (visto que tal código era apenas descodificado e corrido no pc da pessoa).
Dito isto, aconselho desativarem a execução de javascript nos vossos navegadores (browsers). Tanto no iceweasel (tails) ou no firefox (tor) podemos desativar a execução de javascript com o seguinte procedimento:
(se usam tails, cada vez que o iniciam poderão de ter de fazer isto)

2.2.4) Dados EXIF

Tiramos tantas fotografias com os nossos telemóveis né? Sabiam que provavelmente a vossa localização está incorporada nelas?
Quase todos os formatos de fotos podem ter as cordeadas incorporadas menos o formato .PNG portanto é imperativo para um criador de um website apenas permitir formatos PNG e também para nos porque a nossa informação pode dar “leak” por um erro tão simples como este.
Felizmente o Tails tem uma solução, basta irmos a Applications -> Accessories -> Metadata Anonymisation Toolkit, mais info –> (here)

2.2.5) VPN + TOR = PERFECTION?

Bem, não.
VPN’s não são de confiança. A famosa “HideMyAss” que supostamente tinha uma carrada de implementações de segurança que nem eles próprios conseguiriam ver o que o utilizador fazia abriu a boca quando questionada pelo governo da Inglaterra sobre o caso LulzSec.Mas se tentarem a vossa sorte escolham uma que no mínimo tenha 128 bits ou até mesmo 256 bits de encriptação.
Se querem ainda mais segurança do que já têm, comprem umas raspberryPi, disfarçam-nas e coloquem-nas em um sitio que tenha uma rede Wifi Publica escondidas e com eletricidade, façam uns servidores OpenVPN, uns proxies da treta e GG (Como criar uma rede tor mas caseira). Fiz um tutorial de como fazer uma VPN numa raspberry, depois é só fazer uns loops.
P.S: DNSQueries, não confiem na vossa rede.

2.2.6) Cuidado com downloads

Por vezes numa comunidade da deepweb recebemos PM (private messages) que nos dizem que a nova atualização do tor tem uma falha de segurança e aqui está o link X para dar patch. Treta, nunca confiem e façam sempre o download do website oficial (cuidado com o phishing) mas podemos sempre verificar a autenticidade dos nossos downloads.
Recomendo o uso do GnuPG. Pesquisem, muito importante! Voltamos a usar o nosso amigo PGP ;)
P.S: Não só downloads, também podem assinar mensagens encriptadas (quase como encriptado 2x)

2.2.7) Simples e eficaz, adeus monitorização da treta

Podem-nos identificar de várias maneiras, uma delas é pelos nossos padrões habituais que podem ser usados contra nós em tribunal.
Uma forma fácil de acabar com isso é desabilitar “mostrar o meu status online”, muito comum em fóruns e comunidades.

2.2.8) Usem bridges!

Mesmo com esta segurança quando ligados ao tor o vosso ISP (Internet Service Provider) pode ver que vocês estão a usar o Tor, para tal sempre podemos usar bridges. Lista de bridges (here) captcha é hard mesmo.. (ataques de correlação)
Depois de entrarem vão ter acesso a uma lista de bridges que são publicamente disponiveis pelo Tor, talvez não seja a melhor opção mas sempre tens a opção de mandar diretamente um email para [[email protected]](mailto:[email protected]) com o body da mensagem sendo “get bridges”, infelizmente só funciona para Gmail e Yahoo (anti bots)
Para usa-las no boot do tails aparecem 2 opções: Live e Live (Fail Safe), neste menu cliquem em Tab , Espaço e escrevam “bridge” e depois enter. Modo bridge ativado. Ao entrarem no tails basta adicionar as vossas bridges numa tab que vos vai aparecer neste formato-> IP:PORTA e gg.
Visto que é muito menos provável que o vosso ISP conheça estas ligações. Também podem especificar o pais assim: XXX.XXX.XXX.XXX – COUNTRY: X
De qualquer das formas bridges é um assunto complexo, do your homework. Coisas bonitas para vocês (here)

3) Governo e polícia

3.1) Os seus limites

Bom, não têm, pelo menos os americanos (casos mais conhecidos). Eles chegaram ao ponto de ter uma conta no silk road como vendedores onde seriam vendidas fake ID’S (durante 7 anos), após esse período começaram de apreensões. E no serviço postal dos US, qualquer encomenda “ilegal” não eram apreendida mas sim colocavam-lhe um tracker.
Tenham sempre em mente que se eles vos querem apanhar mesmo, eles farã tudo no seu alcance para vos capturar. Tenham sempre em mente que se vocês estão a fazer qualquer tipo de actividade considerada ilegal têm sempre de ter em conta o pior cenário possível. Vocês até podem ter uns PC’s, uns servidores e algumas skills mas não é nada comparado com o poder deles.
Lembrem-se, basta escorregarem uma vez e acabou, sejam prudentes.

3.2) O que fazer quando se é apanhado

Errar é humano. Provavelmente vamos todos cometer um erro e se o governo achar que somos um peixe suficientemente grande ele vem a trás de nós.
É sempre melhor prevenir do que remediar, temos de ter já um advogado pago 50k + extra (caso sejam ilegais, mesmo.) isto porque o governo pode congelar-nos as contas/apreender o dinheiro.
Sabiam que o silencio é um direito? Mantenham a boca fechada. Eles vão tentar usar todas as táticas para nos fazer admitir que somos culpados dos crimes de que somos acusados.
Provavelmente a primeira coisa que eles vos vão dizer é que nos querem ajudar e estão a trás do maior peixe do cardume, ignorem, treta.
Eles vão dizer “então não queres cooperar? Estava a tentar ajudar-te mas agora só vais dar problemas” ou “Tens alguma noção dos crimes de que és acusado?”. Mais uma vez, mantenham-se calados e continem a pedir por um advogado.
Nunca falem sem o vosso advogado presente e nunca façam nada que não seja exigido legalmente. Vocês têm o DIREITO de estar calados.
Não discutam com os policias sobre se eles têm ou não alguma coisa contra ti, sê chill nesse assunto. Age assustado, ansioso e confuso. Como se não soubesses o que se passa e apenas queres o teu advogado. Diz aos policias: “Vocês estão-me a assustar, apenas quero o meu advogado”… como eu amo engenharia social.
Com o vosso advogado é o basico, sejam honestos com ele e trabalhem como uma equipa. Privilegio Cliente-advogado.

4) Cool Stuff

4.1) TorChat

TorChat funciona da mesma forma que o tor funciona com todas a features que todos gostamos, cria links .onion da mesma forma que o tor mas usa-o para identificar um ID de uma pessoa em particular sendo que esse ID pode comunicar com outros ID.
P.S: Não recomendo, ideia bonita mas não sabemos o nível de anonimato ou as vulnerabilidades que tal implica visto que funciona da mesma forma do que se como tivéssemos criado um HiddenService (um site tor) no nosso PC. Isso pode levar a problemas sérios.
Fica à vossa mercê, de qualquer das formas a sua comunicação eu<=>parceiro teria o mesmo nível de segurança do que o tor.

4.2) Como utilizadores do Tor foram apanhados

https://www.youtube.com/watch?v=7G1LjQSYM5Q

4.3) Email anónimo, História & Tor

https://www.youtube.com/watch?v=_Tj6c2Ikq_E

5) Recomendações

submitted by Acujl to chapeubranco [link] [comments]

[MTG] Tokens e cards customizados

Fala rapeize! (pedrokvertente intensifies)
Recentemente descobri um software otimo para criação de tokens e cards customizados de Magic: The Gathering. Se você, assim como eu, não tem nenhum talento com programas como Photoshop e sempre quis fazer aquele tokenzinho customizado pro seu deck tribal de zumbi, seus problemas acabaram!
Eu vos apresento o Magic Set Editor, ele já tem todos os templates prontos e é extremamente simples e intuitivo, ta certo que precisa instalar no teu PC, mas a qualidade é muito superior as alternativas que rodam no navegador.
Depois de instalado, quando você executar o programa, lhe será apresentada essa tela. Clique em New set. Em seguida você terá que escolher o tipo de jogo e o estilo da carta, no nosso caso é token moderno.
Dê um duplo clique no meio do token para escolher a imagem, eu escolhi essa zombie de Game of Thrones, de um dos episódios mais fodas da série.
Depois de selecionar a imagem ele te dará algumas opções de ajuste, ajeite tudo e clique em OK.
Posicione o cursor na parte superior do card, vc percebe que tem um espaço pra digitar ali o nome do token, eu escrevi Zombie, normal.
Agora só falta escolher a cor da carta (clicando nela abre o menu), selecionar o tipo dela e inserir o power e toughness dela. Você pode também deixar o nome do artista e o numero da carta na parte debaixo, é só posicionar o cursor e digitar.
Para salvar seu trabalho para imprimir vc só precisa exportar ela conforme na imagem.
Importante: Na hora de imprimir lembre-se que as dimensões padrões das cartas de magic são 2.5 por 3.5 polegadas (aproximadamente 63 x 88 mm em medidas não retardadas)
submitted by winterwulf to rpg_brasil [link] [comments]

[PSA-Privacidade] O reddit começou a fazer 'tracking' dos links externos em vocês clicam

https://www.reddit.com/changelog/comments/4rl5to/outbound_clicks_rollout_complete/
Se não quiserem que o reddit colete informação acerca dos links externos em que clicam devem ir às vossas preferências, procurar por 'privacy options'/'opções de privacidade' e desselecionar a opção 'allow reddit to log my outbound clicks for personalization'
https://i.redd.it/6p12uqvw6v4x.png
submitted by Capitao_Falcao to portugal [link] [comments]

Posso rescindir contrato com a NOS se ainda não fui informado do aumento de preços?

Sim, o Reddit não é o melhor sitio para perguntar estas coisas, só quero saber as vossas opiniões imparciais.
Segundo esta notícia, os 4 grandes operadores de telecomunicações aumentaram os preços sem informarem os clientes , e devido a isso podemos ter duas opções: rescindir o contrato atual ou sofrer uma redução nos preços. Até agora não fui informado, nem por e-mail, nem por telemóvel, nem nas faturas. A minha morada não me permite receber correio, e por isso está incompleta no contrato.
Vocês já foram informados? Por onde é que vos informaram? Acham que vale a pena tentar a rescisão de contrato, ou esperar que a ANACOM continue com o processo (caso não tenha já concluído, posso estar desatualizado)?
edit: Para pessoas do futuro, estava na minha fatura de Outubro, por cima de "para pagar no multibanco..." etc. https://i.imgur.com/g2XlBcO.png
submitted by could_be_a_cat to portugal [link] [comments]

Procurando ajuda com um ponto de partida

Não tenho experiência em montar uma máquina do zero, no máximo fiz upgrade de partes individuais. Com a quantidade esmagadora de opções que existem fica difícil saber por onde começar, então queria pedir a ajuda de vocês para pelo menos ter um build de referência como ponto de partida.
Do que eu já tenho, só vai dar para aproveitar o monitor e periféricos, então precisaria de um build que incluísse todo o resto. O orçamento que tenho em mente seria por volta dos 4k.
O que me motivou a pensar em montar uma máquina nova foi terem anunciado os requerimentos de sistema para a versão windows do ffxv, então para mim o ideal seria chegar o mais próximo possível dos specs recomendados sem passar muito do orçamento, incluindo também pelo menos um SSD 120GB e HDD 1TB.
submitted by Abrasaxtes to craftmybox [link] [comments]

A Valve conseguiu me dar um susto hoje, mais alguém?

Estou lá eu, de boas, vendo algumas coias na lojinha da Steam qndo eu decido clicar (pela centésima vez) na página do Steam Controller pra ver se o "Coming Soon" saiu dali. Pra minha surpresa...
...me aparece "Comprar XCOM 2 + Steam Controller" no rodapé. Alguém mais notou isso? (sendo que existem as mesmas opções na própria página do XCOM 2 sendo que elas não estavam lá antes)
Ok, à primeira vista eu quase tive um infarto, mas olhando bem não estou conseguindo entender isso mto bem: por acaso eles tão vendendo o jogo + o controle de verdade no bundle pra gente, agora independente da região, ou isso é apenas o XCOM 2 como mostra embaixo ("Inclui 1 item: XCOM 2", sem menção do controle)? O que a Valve quer dizer com isso? Alguém já tentou comprar e ver o que acontece?
EDIT: aparentemente tudo não passou (IMO) de um bug da Valve que não tirou a informação sobre o bundle que só valia pra pre-order que já acabou, mas ainda podemos sonhar.
EDIT²: confirmação
submitted by TheSupremist to jogatina [link] [comments]

Como Salvar Imagem em PNG Quando não Aparece a Opção no ... How To Export With A Transparent Background in Premiere ... How to convert png to svg in Inkscape - YouTube How to Import PNG file in Adobe Illustrator - YouTube Mais 7 Opções para Você Eletricista. - YouTube

Escolha entre imagens Banner, Papel, Faixa De Opções PNG HD, armazene e faça o download como PNG Se os direitos autorais desta imagem PNG pertencerem a você, Entre em contato e iremos removê-lo! Relatório DMCA. Banner Papel Faixa De Opções Corderosa Da Fita Corderosa Impressão Bandeira Adesivo Rótulo imagens png png gratis. Alongside JPEG (or JPG), PNG is one of the most common image formats on the Internet. All Windows 7 and 8 computers include two programs that can open Portable Network Graphics files. Windows Photo Viewer is best for looking at a picture or printing a copy. Pngtree, founded in Dec 2016, has millions of PNG images and other graphic resources for everyone to download. Our aim is to build a largest free PNG image platform in the world, serve for all the professional designer and people who have design skills. PNG stands for “Portable Graphics Format”. It is the most frequently used uncompressed raster image format on the internet. This lossless data compression format was created to replace the Graphics Interchange Format (GIF). PNG file format is an open format with no copyright limitations. The PNG format is widely used, especially on the web, for saving images. It supports indexed (palette-based) 24-bit RGB or 32-bit RGBA (RGB with a fourth alpha channel) color images. The format also supports full-color, non-indexed RGB or RGBA images and grayscale images.. Many types of computer users may encounter PNG files, whether it be downloading an image from a website, receiving a ...

[index] [2318] [1987] [4166] [1031] [3772] [7652] [5712] [5278] [3012] [152]

Como Salvar Imagem em PNG Quando não Aparece a Opção no ...

ஜ۩۞۩ஜ LEIA A DESCRIÇÃO DO VÍDEO ஜ۩۞۩ஜ Como Salvar Imagem em PNG Quando não Aparece a Opçã... If your Photoshop doesn't wanna open your PNG files anymore because of the error message "Not a png file", then watch my vid to see how to fix it :) ... Diferença entre os modos entrelaçado (interlaced) e progressivo (progressive). Veja a diferença. In this tutorial you are going to learn how to make a png image with transparency. In this tutorial you are going to learn how to make a transparent png. Ste... How to convert png to svg in Inkscape Learn how to convert a .png image into a .svg image using Inkscape free open source software. More information for .png...

http://forex-portugal.hourmining.pw